FAZENDO TRABALHOS VIRTUAIS E REAIS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO QUE TEM COMO BASE A REALIDADE VIRTUAL, DE FORMA A MELHORAR O APOIO NO EMPREGO E NA EMPREGABILIDADE DE PESSOAS COM TRISSOMIA 21 E OUTRAS PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
VIRTUAL DS irá promover, através de uma abordagem inovadora e integrada, a inclusão de pessoas com trissomia 21 e outras perturbações do desenvolvimento intelectual (PT21/PDI) em ambientes comuns de trabalho, utilizando experiências de Realidade Virtual (RV) como um suporte efetivo na sua formação
OBJETIVO PRINCIPAL
VIRTUAL-DS é lançado com o objetivo de fornecer competências aos diferentes agentes envolvidos no processo de formação e inclusão laboral:
– Pessoas com T21 ou outra perturbação de desenvolvimento intelectual
– Técnicos de inclusão laboral
– Representantes das empresas
Através de um programa de formação que utiliza, como suporte, o modelo de emprego apoiado e tecnologia da RV, para promover a empregabilidade de pessoas com perturbação de desenvolvimento intelectual.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
– Incentivar e conscientizar a comunidade empresarial sobre as habilidades de trabalho dos PSDs e o potencial para melhorá-las no RV.
– Desenvolver conteúdos de RV e apresentá-los em uma metodologia de treinamento global baseada no Modelo de Emprego Apoiado.
– Transferir conhecimento e orientações sobre como explorar a RV como ferramenta de treinamento para outros grupos.
Favorecer o acesso ao mercado de trabalho do PSD.
RESULTADOS
– Desenvolvimento de um Guia Metodológico, com a participação direta dos usuários, determinando os principais conteúdos, metodologia e ferramentas necessárias, para desenvolver e melhorar as competências dos PSDs, preparadores de mão de obra e empresas, na exploração e uso de o RV.
– Materiais de formação adaptados e direcionados para PSD, preparadores de mão-de-obra e empresas, para facilitar a implementação do RV de forma a melhorar a empregabilidade do PSD, seguindo o Modelo de Emprego Apoiado.
– As atividades práticas e formativas serão o núcleo do Programa de Treinamento, elas consistirão em conteúdo RV para favorecer a parte mais experiencial e prática dos usuários com SD.
– Desenvolvimento de uma e-plataforma de treinamento, para a implementação da Metodologia de Treinamento, que inclui conteúdos de conscientização, RV, materiais de treinamento, fórum de comunicação e interação, etc.